Nova Cosméticos A Nova Cosméticos é detentora das duas marcas (Loção Nova e Agradal) e faz a comercialização e a distribuição de todos os produtos.

Minhas compras

adicionado ao seu carrinho de compras.
IR PARA LOJA
Blog da Nova
Dicas 27.01.20 POR Nova Cosméticos

O que é o pH da pele e por que ele é importante?

Já viu algum cosmético que regula o pH da pele e não entendeu por que dessa orientação? Confira o que significa e porque ele é importante para o seu corpo!

pH da pele

Alguma vez você já pegou um produto que dizia “regula o pH da pele” ou “mesmo pH da pele”? É bastante comum a gente ler isso em embalagens de cremes e loções. Mas você sabe o que significa e por que é importante para sua beleza?

Não se preocupe, neste artigo vamos explicar tudo direitinho!

O que é esse tal de pH da pele?

O pH — potencial hidrogeniônico — serve para medir o grau de acidez, neutralidade ou alcalinidade de determinada solução ou da própria pele. Ele é representado numa escala que varia de 0 a 14 — sendo que o pH 7 representa uma solução neutra, os que estão antes disso são considerados soluções ácidas (pH ácido) e após básicas (pH alcalino).

O que é o pH da pele e por que ele é importante?

Para efeito de comparação, a água pura possui um pH 7 neutro, portanto neutro. Enquanto isso, um vinagre de vinho, por exemplo, possui um pH de aproximadamente 2,5 — bastante ácido — e a soda cáustica (o conhecido desentupidor Diabo Verde) possui pH de 14, ou seja, extremamente básico.

No caso da pele, a história é diferente. O pH muda conforme a parte do corpo, sendo influenciado pela gordura e suor liberados pelas glândulas sebáceas e sudoríparas e ainda pelo uso de produtos cosméticos. Com isso, pode variar entre 4.6 e 5.8, ou seja, ligeiramente ácida.

Por que você deve se importar e manter um bom pH da pele?

Embora a gente não dê tanta atenção pra ele, o pH da pele é muito importante para o nosso corpo. Isso porque ele é responsável por nos proteger de diferentes tipos de agressões externas como poluição, fungos e bactérias, evitando que cheguem às camadas mais profundas da pele.

Quando em desequilíbrio, o pH da pele dá sinais de alerta. Entre eles estão a coceira, hipersensibilidade, cravos e espinhas.

Com o pH alcalino, os lipídios epidérmicos não podem ser sintetizados. Como consequência, a pele perde água e se torna seca. Sem a barreira de proteção, ela fica suscetível a infecções e doenças como a dermatite atópica, por exemplo.

Fatores que podem impactar no pH da pele

São muitos os fatores externos e internos que podem alterar o pH da pele. Isso inclui alterações de temperatura e umidade, limpeza e poluição, cosméticos alcalinos e produtos químicos. Esses últimos são bastante prejudiciais, pois sobrecarregam a capacidade de neutralização natural da pele, causando danos na sua estrutura.

Um bom exemplo para isso são as nossas mãos. Como trabalham muito e estão constantemente expostas, o manto protetor que a protege é constantemente ameaçado. Lembra daqueles dias de mega faxina na casa, com produtos que tiram “qualquer” sujeira. Com certeza suas mãos ao final do dia ficam pedindo socorro, não é verdade?

O que é o pH da pele e por que ele é importante?

Outro lugar em que o pH da pele sobre são as axilas. Em longos períodos sem o contato com a luz ou o ar elas podem criar condições que ajudam as bactérias a crescer. Além disso, produtos químicos em alguns anti-transpirantes e/ou para remoção de pelos também contribuem para a redução do pH.

A influência dos tipos de pH no cuidado da pele

Para cada pH, a pele apresentará algumas características. Confira a seguir.

Pele seca — pH ácido

A pele é mais sensível, fina e opaca. Tem mais tendência a descamar facilmente. 

Pele normal – pH neutro

É lisa, macia e com os poros pouco visíveis.

Pele oleosa – pH básico

Brilho intenso, poros dilatados e com mais incidência de cravos e espinhas.

Faça dos cosméticos seus aliados

Depois de saber a importância do pH com certeza seu olhar vai ser outro ao ler um produto, não é mesmo? A boa notícia é que existem vários cosméticos que podem ajudar a restaurar o pH da pele.

O uso diário de um adstringente facial ajuda a regular o pH da pele, evitando diversos problemas citados anteriormente.

Outra dica importante é que o excesso de cosméticos e de maquiagem também pode afetar o pH da pele. O equilíbrio é sempre um bom conselheiro.

Por último, dormir de maquiagem nem pensar, ok?

Fique de olho para ver se o produto que você tanto gosta realmente respeita a questão do pH. Lembre-se que a melhor opção são os neutros, que contribuem para a manutenção do manto ácido, ou um pouco ácido, parecido com o natural da pele.

Por fim, alguns hábitos também vão contribuir para melhorar o pH da pele, como a adoção de um estilo de vida saudável e rotinas de cuidados regular.

Com todas essas dicas sua pele estará saudável e com o pH na medida certa!

Produtos Relacionados

Confira esses outros artigos super legais

FIQUE POR DENTRO DAS NOVIDADES DA NOVA

Nova Cosméticos Ltda EPP - CNPJ: 08.206.081/0001-92 Desenvolvido por oxigenium.co